alimentos funcionais
1. Introdução.................................................................................................. 2
2. Alimentação saudável: as cores e suas funções....................................... 3
3. Conclusão.................................................................................................. 6
4. Referencia Bibliográfica............................................................................. 7
1. INTRODUÇÃO
Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que produzem efeitos metabólicos e ou fisiológicos.
Benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Este efeito ocorre em sua maioria quando estes são consumidos como parte de uma dieta usual, lembrando que estes preceitos são válidos quando a eficácia e segurança desses alimentos já foram asseguradas por estudos científicos.
Os alimentos funcionais se caracterizam por oferecer vários benefícios à saúde, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas. (NEUMANN, et. al; 2000) (TAIPINA, et. al. 2002)
A importância para a saúde do uso destes alimentos verifica-se no Brasil, pelo fato de que os brasileiros enfrentam um avanço das doenças crônicas degenerativas por conta de um estilo de vida desequilibrado que envolve maus hábitos alimentares e sedentarismo. Na década de 90, começou haver um interesse renovado por esse assunto e foi quando o termo “alimento funcional” passou a ser adotado.
As pesquisas se intensificaram e o conceito de alimento funcional tornou-se mais conhecido do público leigo e também de pesquisadores que até então não estavam envolvidos com estudos nessa área.
No Brasil, a indústria deve seguir a legislação do Ministério da Saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabelece normas e procedimentos para registro de alimentos e ou ingredientes funcionais.
Para se obter o