Alimentos energéticos
Construtores - São os que se destinam a formar o nosso organismo, promovendo seu crescimento e a substituição das perdas que ele sofre. Exemplo: proteínas..
Energéticos- São os que fornecem a energia para a realização das funções do organismo e para sua movimentação. Exemplo: amido e açúcares, lipídios.
Na realidade, todos os alimentos são construtores e energéticos ao mesmo tempo, embora alguns sejam mais construtores do que energeticos e vice-versa.Estes alimentos após ingeridos são transformados em energia cada alimento tem sua própria energia e nosso organismo aproveita tudo que é preciso para mante-lo saldáveis
Reguladores- são os alimentos que atuam regulando as reações quimicas que ocorrem dentro das celulas ou no material intercelular. São responsáveis pelo funcionamento harmônico do organismo. Exemplo: enzimas (lipases que atua nos lipidios, proteases que atua nas proteinas, amilase que atua no amido, etc..) podemos também classificar os alimentos de acordo com os nutrientes que contêm. Assim teremos: carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas e água.
Alimentos energéticos
Os alimentos energéticos são aqueles que conferem mais disposição ao organismo, ideais para quem pratica algum esporte, são basicamente as gorduras e os açúcares. dieta corretamente equilibrada devera conter todos os grupos alimentares essenciais para uma alimentação saudável que devera contar com 25% de proteínas, 55% de carboidratos e 20% de gorduras, sendo que os carboidratos precisam estar em maiores quantidades quando desejamos obter mais energias, nas gorduras boas e nas proteínas contamos com carboidratos presentes, mas em menor número.
Com uma dieta correta com alimentos energéticos não precisamos utilizar suplementos energéticos para ganharmos energia, mas devemos nos lembrar que existem alguns