Alimentos Energéticos
Os alimentos energéticos são aqueles que dão energia ao organismo como cereais, gorduras ou carne, por exemplo.
Os alimentos com gordura são aqueles que fornecem mais energia, pois dão ao organismo 9 calorias por cada grama e os alimentos ricos em carboidratos, como cereais e os ricos em proteína, como a carne ou peixe, fornecem 4 calorias por grama.
Além disso, o álcool também dá energia, fornecendo 7 calorias por grama, no entanto, o seu consumo deve ser evitado e, a água, vitaminas e minerais não fornecem calorias, mas facilitam as funções do organismos e, por isso, são considerados alimentos reguladores. Os alimentos pertencente a este grupo possuem função energética, são considerados como uma espécie de combustível para o organismo. Quando queimados no tecido por processo metabólico, transformam-se em água e gás carbônico liberando energia química que é transformada em energia mecânica e calor. Para manter a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos o organismo consome energia, mesmo que esteja em jejum ou repouso.
Alimentos energéticos
Outros alimentos energéticos
Função dos alimentos energéticos
Os alimentos energéticos têm como função fornecer os carboidratos, gorduras e proteínas necessárias para o bom funcionamento do corpo e são ingeridos através da alimentação.
Os carboidratos funcionam como combustível para o organismo, como a massa e o arroz e as gorduras, também conhecidos por lípidos, além de darem energia, transportam vitaminas e protegem os órgãos vitais do corpo.
Além disso, as proteínas além de fornecerem energia ao organismo também ajudam a construir os tecidos do corpo.
Alimentos pertencentes a este grupo
Cereais, açúcares, feculentos, mel, cana de açúcar, hortaliças, gorduras e frutas. (se consumidos em excesso são armazenados no fígado e no músculo sob a forma de glicogênio).
batata, arroz, massa, pão, cereais, aveia; feijão, favas, lentilhas, ervilhas, milho, soja; atum, sardinha,