Alimentos desidratados
EDNATO XIMENES DE SOUZA
COREAÚ – 2012
Introdução
O uso dos alimentos desidratados na cozinha mistura-se à história de um clássico da culinária mundial: as sopas Knorr. Afinal, foi Carl Heinrich Knorr que, na primeira metade do século XIX, fundou em Heilbronn, na Alemanha, a marca que leva seu nome. Ele conduziu experiências pioneiras de secagem de temperos e vegetais para preservar seus sabores e qualidades nutricionais. É importante destacar que a desidratação é um processo natural para conservar alimentos, que foi aprimorado pela Knorr para produzir as sopas de pacote. "Nelas, os ingredientes utilizados são os mesmos da sopa caseira. No entanto, eles passam pelo processo de desidratação", afirma Elizabeth Vargas, nutricionista da Unilever Brasil.
A desidratação dos alimentos, no caso da sopa, começa com a seleção e lavagem de legumes, verduras e carnes frescos e naturais. Depois, tudo é colocado em um processador de calor para eliminar a água dos alimentos. A terceira etapa consiste em cortar tudo em pequenos pedaços ou triturá-los até ficarem na forma de pó.
Referencial Teórico
Revisão da literatura com vistas a contextualizar e fundamentar o tema, o problema de pesquisa e os objetivos a serem trabalhados. E utilizada uma seqüência informativa (clareza e relevância) e uma seqüência argumentativa. Utilizar a NBR 10520(2002) para as citações. As ilustrações (quadros, figuras, fotos etc), devem ter uma numeração seqüencial. O título e a fonte das ilustrações devem ser colocados na sua parte inferior. As tabelas devem ter um número em algarismo arábico, seqüencial, inscritos na parte superior, à esquerda da página, precedida da palavra Tabela. As tabelas devem conter um título por extenso, inscrito no seu topo da para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo.
Metodologia
As frutas desidratadas são submetidas a processos de