Tipos de Conservação
A concentração de alimentos se aplica em vários produtos (leite condensado, sucos concentrados, massa de tomate, doces em pasta e outros), com a finalidade de reduzir parte da umidade.As vantagens são: obtenção de produtos com características sensoriais agradáveis,produto com qualidade nutricional (leite evaporado),menor vulnerabilidade microbiana, aumenta a vida de prateleira do produto.
Conservação de Alimentos Por Secagem
A secagem é um dos processos mais antigos utilizados pelo homem na conservação de alimentos e, nesta área, o produtor rural tem enfrentado uma série de problemas, tais como: produtos contaminados por micro-organismos, equipamentos inadequados com certo grau de dificuldade operacional e falta de conhecimentos técnicos mínimos em termos quantitativos e qualitativos.
A grande maioria dos alimentos sofre deterioração com muita facilidade. Diante desse problema, surgiram algumas técnicas de conservação dos alimentos, dentre os quais, a secagem, que é uma das mais utilizadas.
As vantagens da secagem são várias, entre as quais podemos citar melhor conservação do produto, redução do seu peso, com a consequente redução do custo de transporte e armazenamento em relação aos produtos enlatados e congelados.
Com a secagem, ao diminuirmos a quantidade de água, estaremos não só reduzindo o peso, mas também criando condições desfavoráveis para o crescimento microbiano no produto.
Conservação de Alimentos Por Desidratação
A desidratação é uma das principais formas de conservação de alimentos, é feita por meio de sua secagem, ou seja, retira-se a água por meio do calor produzido artificialmente. O aumento da temperatura do produto a ser desidratado força a evaporação da água, enquanto a circulação de ar remove a umidade evaporada. As condições de temperatura, umidade e corrente de ar são acompanhadas com rigor para a maior qualidade do produto. O processo de desidratação de alimentos é realizado a temperaturas