alimento integral
É aquele que não teve sua estrutura modificada no processo de industrialização e manteve as vitaminas, minerais e fibras.
Quando comemos um alimento rico em fibra sentimos que esse alimento “mata a fome” por mais tempo. Não é tão fácil para o nosso organismo digerir as fibras, o que é muito bom e nos ajuda a demorar mais para sentir fome.
Outra grande e importante vantagem é que o açúcar do alimento é liberado aos poucos na corrente sanguínea. Isso é ótimo para pessoas com Diabetes ou até mesmo para prevenir essa doença.
Os alimentos integrais são excelentes também para acelerar o nosso metabolismo (energia que gastamos para viver sem contar nenhuma atividade diária como andar, comer, trabalhar etc). Com isso o corpo gasta mais energia ajudando no emagrecimento.
Nós temos diversas opções de alimentos integrais nos supermercados como Arroz, pães, massas, cereais, aveia, granola, farinha, biscoitos, cookies, etc.
Arroz Integral: mantém a casca, o germe, a película e o endosperma e, por isso, continua com as suas vitaminas e minerais. Isso gera o aumento da saciedade, pois ele demora mais para ser ingerido, além de nutrir melhor o organismo.
Farinha de Trigo Integral: ela é produzida através da moagem do trigo e pode ser utilizada em várias receitas de pães, biscoitos, bolos, massas, tortas, cremes entre outros.
Cereais Matinais: podem ser consumidos no café da manhã e, geralmente, são compostos de vários tipos de cereais e também por frutas secas.
Açúcar Mascavo: esse açúcar não foi processado industrialmente com produtos químicos para ficar branco, sendo diretamente retirado da cana-de-açúcar. Sendo assim, conserva as vitaminas e sais minerais desse vegetal.
Sal-Marinho: a partir da desidratação da água do mar, pode-se obter esse sal, que recebe o acréscimo do iodo após ser moído.