“MEDIDAS EM CIRCUITOS ELÉTRICOS”
08/06/2009
-Objetivo:
Utilizar corretamente amperímetro e voltímetro.
-Fundamentação Teórica:
I. Corrente Eletrica
Na Física, corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica. Sabe-se que, as cargas livres estão em movimento aleatório devido a agitação térmica. Ao estabelecermos um campo elétrico na região das cargas, verifica-se um movimento ordenado superposto ao primeiro. Esse movimento recebe o nome de movimento de deriva das cargas livres.
Raios são exemplos de corrente elétrica, porém a mais conhecida, provavelmente, é a do fluxo de elétrons através de um condutor elétrico, geralmente metálico.
O símbolo convencional para representar a intensidade de corrente elétrica (ou seja, a quantidade de carga Q que flui por unidade de tempo t) é o I, original do alemão Intensität, que significa intensidade.
A unidade padrão no SI para medida de intensidade de corrente é o ampère (A). A corrente elétrica é também chamada informalmente de amperagem.
II. Tensão Elétrica
Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt (V). Por outras palavras, a tensão elétrica é a "força" responsável pela movimentação de elétrons. Normalmente toma-se um ponto que se considera de tensão zero e mede-se a tensão do resto dos pontos relativos a este.
A tensão elétrica entre dois pontos, ou seja [(+) e (-)] é definida matematicamente como a integral de linha do campo elétrico:
Através da lei de Ohm, para a corrente contínua, vem:
onde:
R = Resistência (ohms, (Ω))
I = Intensidade da corrente (ampères, (A))
U = Diferença de potencial ou tensão (volts, (V))
III. Resistência Elétrica
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica pelo mesmo, quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Lei de Ohm, e, segundo o