alimenticia
O número coloca o segmento na liderança em número de ocorrências entre os principais setores da indústria no Brasil, o que justifica a preocupação de especialistas, Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho em relação à necessidade de se aprimorar a gestão de Saúde e Segurança do Trabalho nessas empresas.
O grande índice de acidentes é resultado de um mercado que vem trabalhando a todo o vapor nos últimos anos a fim de atender a ascensão das vendas no país e dos embarques de produtos para os cinco continentes.
O bom desempenho favorece a geração de emprego, impulsiona as exportações e engorda o faturamento das indústrias. Mas, por outro lado, aumenta a pressão no chão de fábrica por uma produtividade cada vez maior, o que, naturalmente, tem um efeito perverso para os trabalhadores: elevados índices de acidentes de trabalho.
Na seção Entrevista, a publicação destaca as prioridades do Ministério Público do Trabalho (MPT) para a área de meio ambiente de trabalho em conversa com o Procurador do Trabalho, hoje lotado na PRT - 4ª Região, em Porto Alegre/RS, Philippe Gomes Jardim.
Como atual coordenador da Codemat (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho), ele explica que desde o ano passado tem diante de si um importante desafio: tocar em frente os projetos nacionais do MPT para melhorar o meio ambiente laboral em setores críticos da economia brasileira.
As inovações tecnológicas em vestimentas de uso profissional são o tema da série Evolução dos EPIs. A reportagem aborda sobre a criação e o avanço de tecidos e fibras desenvolvidos para preservar a saúde e a segurança do trabalhador no ambiente ocupacional.
O grave acidente que vitimou 10 operários