Ciclo do Fósforo
Acadêmicas: Laís, Fabiana, Cirlene e Terezinha
Ecologia - Ciências Biológicas
Professora Zarah Khaled Abbas Dayeh
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Um ciclo biogeoquímico é o percurso de um elemento químico, ou de uma substância, que é essencial à vida, na biosfera. Esse elemento passa por transformações físicas e químicas sob várias etapas e, em cada uma dessas etapas, sofre intervenção de um agente.
ELEMEN
TO NO
AMBIEN
TE
ORGANIS
MO
CICLOS
BIOGEOQUÍMICOS
Todos esses elementos são absorvidos pelos organismos, voltam ao ambiente e se tornam novamente disponíveis.
Absorção
pelos organismos Retorno do elemento ao ambiente
Elemento novamente disponível
O QUE É O FÓSFORO?
O fósforo é um elemento químico de símbolo P, pertencente ao grupo 5A da tabela periódica, é não metal, e é extremamente reativo, por isso, não é encontrado em seu estado nativo no meio ambiente.
De todos os ciclos biogeoquímicos, o ciclo do fósforo está entre os mais simples. Primeiro, porque são raros os gases que possuem fósforo em suas moléculas; depois porque o único composto, de fato, importante aos seres vivos é o íon fosfato (PO43-).
Trata-se, portanto, de um ciclo sedimentar, que ocorre na litosfera e na hidrosfera. Não é atmosférico, como os ciclos do nitrogênio, do carbono e do oxigênio, por exemplo.
Além do mais, o fósforo é um elemento extremamente importante para a formação, por exemplo, de ATP (trifosfato de adenosina), que é uma molécula que produz energia vital para todas as nossas células e está presente em todos os seres vivos.
A grande reserva de fósforo se encontra nas rochas, principalmente nos depósitos minerais de formados em épocas geológicas passadas.
O P R I N C I PA L R E S E R VAT Ó R I O D O Í O N
F O S FA T O N A N A T U R E Z A S Ã O A S R O C H A S ,
O N D E P E R M A N E C E P O R U M L O N G O T E M P O.
C O M O PA S S A R D O S A N O S , A S R O C H A S
SOFREM DEGRADAÇÃO E