Alimentação Infantil
Nutrição
São Bernardo do Campo, 01 a 15 de Fevereiro de 2011
MAIS SAÚDE
Saiba o que o seu filho está comendo na escola
Você sai todo dia logo cedo para trabalhar; deixa o seu filho com a babá ou na escola? É neste momento que surge a pergunta:
Como será a alimentação e o ambiente em que ele passa a maior parte do tempo?
A realidade mostra que na maioria das famílias, a criança ou o adolescente costuma fazer uma ou mais refeições longe dos pais.
Mas isso não significa que sua alimentação será prejudicada. Uma boa opção é montar o cardápio juntamente com a babá, fazer esta escolha com os filhos quando estiverem maiores ou ainda se a
Nadia Madeira
criança fica por muito tempo na escola, ou acompanhar como o cardápio é elaborado.
De acordo com a
Dra. Nádia Augusto
Madeira, nutricionista, graduada há 14 anos pelo Centro Universitário
São Camilo, especialista em Vigilância Sanitária dos Alimentos pela USP e proprietária da empresa Qualitty Consultoria em Alimentação, situada no bairro Nova Petrópolis, no caso do programa de merenda escolar, oferecido aos alunos matriculados nas escolas públicas, não pode ser encarado como a solução da fome nem como solução das condições nutricionais dos escolares. É necessário orientar a família sobre o papel da merenda escolar como suplemento alimentar e não como substituto de refeições, e que deve ser encarado como uma medida de auxílio na oferta das necessidades nutricionais diárias, pois atende a apenas cerca de 15% das necessidades nutricionais diárias.
ILUSTRAÇÃO
O cardápio sugerido nas escolas não pode ser incarado como solução da fome
Para a Dra. Nádia, na escolha dos alimentos que compõem a merenda escolar, devese valorizar os alimentos com alto valor nutricional e dar preferência a alimentos regionais, adaptados à condição da escola e ao tempo em que o aluno permanece no local.
Para as escolas que possuem cantina, os dirigentes devem ter a