Dureza Rockwell e Brinell
São Paulo 2013
Introdução
Este trabalho tem como finalidade apresentar de forma sucinta conceitos sobre dureza, ensaios, métodos empregados e suas respectivas escalas, Assim como, os procedimentos para aplicação dos ensaios de dureza Rockwell e análise dos resultados obtidos no laboratório de materiais da UNIP através da máquina de medição de dureza (Durômetro).
Visto que os ensaios de dureza são amplamente aplicados em vários segmentos da indústria, serão apresentados também, os requisitos, a estrutura necessária, padrões utilizados e algumas normas a serem seguidas.
1 - Dureza
A dureza de um metal é entendida como a resistência a uma indentação controlada e permanente, isso no campo da mecânica, que está diretamente ligado a força de ligação dos átomos. Entretanto, a dureza de um material é um conceito relativamente complexo de definir, originando diversas interpretações. No dicionário a dureza é definida como a qualidade ou o estado de duro, rijeza. Algo duro, é definido como difícil de penetrar ou de riscar, consistente, sólido. Porém essas definições não caracterizam o que é dureza para todas as situações, pois pode assumir um significado diferente conforme o contexto em que é empregada. Só há sentido ao falar em dureza quando se comparam materiais, isto é, só existe um material duro se houver outro mole.
2 - Métodos para testes de dureza
Existem vários métodos empregados para medir a dureza em diversos tipos de materiais sendo os mais populares:
Dureza Brinell (J. Brinell, 1900);
Dureza Vickers (R.Smith / G. Sandland, 1925);
Dureza Rockwell (S. Rockwell, 1919);
Dureza superficial Rockwell (S. Rockwell, 1921);
Dureza Shore (A. Shore, 1907);
Dureza Knoop (F. Knoop, 1939);
Os testes de dureza mais reconhecidos internacionalmente são: Brinell, Vickers e Rockwell. Dentre estas, os valores de dureza Rockwell são