alimentação do recém nascido
DISCIPLINA: Nutrição
PROFESSORA: NAZARÉ REIS
10 Passos para a alimentação saudável de um recém nascido.
10/07/12
10 passos para a alimentação de um recém nascido
Passo 1:
“Dar somente leite materno ate os seis meses sem oferecer água, chá ou qualquer outro alimento.”
Muitas mulheres pensam ter o leite fraco, especialmente ao verificarem que nos primeiros dias após o parto sai de seu peito um líquido ralo e claro. Na verdade, este leite chama-se colostro e é importantíssimo para o bebê, pois nele existem inúmeros anticorpos que a mãe passa ao seu filho, protegendo-o contra diversas doenças.
Passo 2:
“A partir dos 6 meses introduzir de fora lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos”
Depois dos seis meses, o bebê já tem todo o seu sistema digestivo amadurecido para receber outro alimento que não o leite materno e também já necessita de nutrientes que não são encontrados no leite produzido pela mamãe.
Passo 3:
“A partir dos 6 meses dar alimentos complementares 3 vezes ao dia se a criança receber leite materno e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.”
A partir de então, o bebê começa a diminuir as mamadas no peito e adquirir o hábito de mastigar, começando pelos sucos, papinhas doces e salgadas.
Passo 4:
“A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horário, respeitando-se sempre a vontade da criança.”
Passo 5:
“ A alimentação complementar deve ser expressa desde o inicio e oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas/purês) e gradativamente, aumentar a consistência ate chegar a alimentação da família”
E para desmamar precisa usar a mamadeira? Não. Criança que mama no peito não precisa de mamadeira. Aos seis meses de idade a criança já está apta para sugar um copo aberto, com cuidado, ou um copo com bico. Se a criança for maiorzinha pode-se usar o canudo.
É sempre bom lembrar que a mamadeira e a chupeta são