Atuação fonoaudiologia em recem nascidos
O QUE PROPORCIONA AO RECÉM-NASCIDO: Proporciona ao recém-nascido uma alimentação segura, funcional e prazerosa. Quando o bebê aprende os processos de sua coordenação sucção/deglutição/respiração ele vai ganhando peso, e o objetivo é cumprido.
A ATENÇÃO: A atenção fonoaudiológica vem buscando um melhor atendimento à criança e a família, proporcionando também uma maior qualidade da interação mamãe-bebê. O fonoaudiólogo pode atuar com o recém-nascido em duas principais situações. A que chamamos de normalidade onde são feitos testes para todos e a que chamamos de intervenção onde o bebê tem riscos específicos.
NORMALIDADE: Todo recém-nascido tem por direito o teste da orelhinha, um teste obrigatório que testa a audição destas crianças, de acordo com os resultados fazer ou não tratamentos.
Outro teste é o da lingüinha, que será obrigatório em 2015. Este problema no frênulo da língua pode dificultar a amamentação e o posterior desenvolvimento da fala.
INTERVENÇÃO: Com crianças em UTIN, recém nascidos de baixo peso, portadores de patologias específicas, RN de termo, RN pré-termo e outros.
A maior preocupação é com a alimentação do recém-nascido, então, são realizadas intervenções para o desenvolvimento da sucção e de fortalecimento da musculatura oral do bebê. OS BENEFÍCIOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: A fonoaudiologia trás benefícios ao desenvolvimento infantil porque engloba o desenvolvimento motor, oral,