academica de farmacia
Geice R. Azevedo (¹), Josefa R. Bahury (²)
RESUMO
Objetivo: Descrever a importância da intervenção fonoaudiológica em berçários normais e de risco. Métodos: coleta de dados em 15 questionários quantitativos para as mães dos recém-nascidos hospitalizados no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos no ano de 2014. Resultados:
Conclusão:
Palavras-chave: prematuridade; recém-nascido; intervenção fonoaudiológica.
(¹) Graduanda de Fonoaudiologia da Universidade Ceuma.
(²) Graduanda de Fonoaudiologia da Universidade Ceuma.
1 INTRODUÇÃO
A Fonoaudiologia é a ciência que abrange diversas áreas de atuação. Dentre elas destacaremos a intervenção fonoaudiológica em berçários normais e de risco, no sentido de conscientizar e orientar as mães quanto aos hábitos saudáveis que proporcionem a qualidade de vida para a mãe e para seu bebê. (ANDRADE, 1996).
A Fonoaudiologia neonatal ainda é bastante desconhecida por grande parte da população, mas em alguns lugares é uma área com grande destaque, e que ao longo dos anos irá se destacar e conquistar espaço na equipe multidisciplinar. (DELGADO, HALPERN, 2004). O objetivo da Fonoaudiologia Neonatal é de estimular o aleitamento materno, sucção adequada e segura, estabelecer o vinculo mãe-bebê e a comunicação global. (DELGADO, 2002).
Prematuridade é um termo utilizado para identificar recém-nascidos vivos que nasceram com peso igual ou inferior a 2.500 gramas, que continua sendo estudado e considerado com um descaso em todo o mundo, que em países que estão crescendo e se desenvolvendo ainda exista um número alto de mortalidade infantil mundial. (COSTA, LIMA, JORGE, MALTA, NEMR, 2007).
Um longo período dos recém-nascidos em hospitais e maternidades pode trazer consequências como inflamações e alterações emocionais. (HERNANDEZ, 1996).
O aleitamento materno é a melhor forma de estimular a sucção nutritiva e o melhor meio de alimentação para o recém-nascido saudável,