Enterocolite necrosante em neonatos
A Enterocolite Necrosante neonatal (ECN) é uma patologia que lesiona com descamações a parede superficial interna do intestino causando dor, distensão abdominal, sangramento e sepse no Recém nascido.
São três os componentes essenciais para o desenvolvimento da patologia: lesão da mucosa intestinal, presença de bactérias no lúmen intestinal e alimentação por fórmula.
Atualmente os fatores etiológicos mais aceitos para explicar esta doença é a isquemia, levando a alteração da mucosa intestinal, crescimento bacteriano excessivo, formação de gás e irritação persistente do intestino pela alimentação oral. Os achados clínicos mais sugestivos desta infecção são distensões das alças intestinais, vômitos alimentares ou biliosos e melena.
A Enterocolite Necrosante Neonatal (ECN) representa uma doença de etiologia desconhecida que afeta principalmente recém nascidos (RN) prematuros com peso inferior a 1.500 gramas, sendo uma das emergências gastrintestinais mais frequentes e graves no período neonatal.
Para a efetuação do diagnostico
exames clínicos, laboratoriais e radiológicos úteis para determinar o diagnóstico da Enterocolite Necrosante e sua gravidade, selecionando o tratamento e permitindo a comparação dos resultados obtidos. Atualmente os fatores etiológicos A precocidade do diagnóstico e o tipo de tratamento influenciam na evolução do Recém nascido com Enterocolite Necrosante, pois muitos profissionais se confundem confirmando assim, outras patologias relacionadas ao sistema gastrintestinal. Portanto é importante que a equipe da Unidade de Terapia Intensiva neonatal (UTIN) saiba reconhecer e diferenciar os casos suspeitos, benignos, bem como os confirmados da doença.
Estágios da Enterocolite Necrosante neonatal
No