alimentacao adequada para os tipos sanguineos
A dieta do sangue é relativamente fácil de ser seguida, pois basta que a pessoa não coma alimentos seguindo uma lista de acordo com seu tipo de sangue. Também não é uma dieta que exige sacrifícios, como passar fome e também não requer gastos especiais. Porém, possui a desvantagem de ser difícil de ser seguida em família, já que cada membro pode ter um tipo diferente de sangue, exigindo um cardápio diferente para cada pessoa da família.
De acordo com o Dr. D'Adamo, os grupos sangüíneos possuem certas características que podem determinar sua dieta:
Sangue Tipo O
Grupo sanguíneo que seria o mais antigo, sendo basicamente caçadores, muito ativos e musculosos, devem seguir uma dieta rica em carnes.
Sangue Tipo A
Seriam cultivadores, um grupo sangüíneo mais recente que surgiu junto com aprática da agricultura. De acordo com o Dr. D'Adamo, pessoas pertencentes a esse grupo devem evitar carnes vermelhas.
Sangue Tipo B
São os nômades, associados a um sistema imunológico mais forte e sistema digestivo flexível. É o único grupo sangüíneo que tolera bem derivados de leite.
Sangue Tipo AB
Grupo sangüíneo mais recente que teria evoluído a partir dos grupos A e B, sendo que a dieta para esse grupo é baseada na dieta dos grupos sanguíneos A e B.
TABELA DE ALIMENTOS PARA CADA TIPO DE SANGUE
LEGENDA:
P = proibido B = benéfico N = neutro R = comer raramente
TABELA DE CARNES
Alimento A AB B O bacon, presunto e porco P P P P carne de boi P P N B carne de búfalo P P N B frango R P P N pato P P P N ganso P P P P faisão P R R N perú R B R N/B tartaruga P P P N coelho P B B N carneiro P B B B cordeiro P B B B cabra P P ? N fígado P R N B veado P P B B codorna R P P N perdiz R P P N vitela P P N B
PEIXES E FRUTOS DO MAR