aluna
1. Quais são as duas avaliações principais para verificar a realidade nutricional do cliente?
Exames Bioquímicos e avaliação antropométrica.
2. Qual é a avaliação antropométrica mais utilizada em praticantes de atividade física ou atletas?
Composição corporal: dobras cutâneas.
3. Quais são as informações fornecidas por uma avaliação da composição corporal?
Percentual de gordura, a gordura ( Kg ) e massa muscular ( Kg).
4. Por que é importante ter o conhecimento do percentual de gordura ? Por que somente o peso não é suficiente para indivíduos praticantes de atividade física ou atletas?
É imprescindível a avaliação da composição corporal que consegue detectar o que é gordura e o que é massa muscular. Por que os indivíduos que praticam atividade física estão sempre estimulando contrações musculares e muitas vezes, ocorre a hipertrofia (aumento) desses músculos.
5. O IMC pode classificar equivocadamente o cliente em termos nutricionais? Por quê?
Sim. O peso não detecta se o valor é de músculo ou de gordura, ou seja, alguém pode estar pesando muito (através do IMC, pode ser considerado obeso), mas, na verdade, o peso é de massa muscular.
6. É possível um atleta ou praticante de atividade física ter um peso elevado e não estar obeso?Explique.
Sim. Pessoas que possuem uma estrutura de ossos grandes e largos, com um biotipo atlético (predisposição a desenvolver mais massa muscular), se praticarem atividade física, poderão ter um peso bem acima do padrão daqueles que não possuem esta predisposição.
7. Por que a avaliação da composição corporal é imprescindível para o acompanhamento de atletas ou praticantes de atividade física?
É imprescindível a avaliação da composição corporal que consegue detectar o que é gordura e o que é massa muscular. O desenvolvimento e desempenho da atividade física são dependentes da composição corporal.
8. O que devemos valorizar como resultado do acompanhamento nutricional para atletas