Aluna
Matricula 12102073
Prof. Rogeria Terra
Trabalho sobre o documentário “Arquitetos do poder ”
O documentário mostra como o quarto poder ” A MÍDIA” na política do Brasil(o marqueteiro ganha força dentro das campanhas,sua tarefa é construir a imagem do candidato,reforçar suas qualidades de forma técnica os programas da propaganda política gratuita. )política disputa eleitoral ,arquitetado a partir de imagens,depoimentos e arquivos. O video relata a história da comunicação política brasileira, ilustrando a influência da comunicação na política, bem como a relação da mídia nacional com os escândalos do poder,há uma reflexão acerca das relações da imprensa e dos homens de marketing com as candidaturas presidenciais desde a época de Getúlio e até a reeleição de Lula em 2006.
Podemos relacionar
Maquiavel com Getulio Vargas
O período de 1930 a 1945 ficou conhecido como “A Era Vargas”, que, por sua vez, compreende parte da chamada “República Populista”.
Primeiro como ditador, depois como presidente constitucional, e, por fim, novamente como ditador, “Getúlio Vargas” governou como um verdadeiro “Príncipe”, mesmo que tal afirmação seja alvo de possíveis críticas e discordâncias.
É interessante ressaltarmos que quando Vargas assume o governo (instaurando a Ditadura Militar) em Novembro de 1930 e suspende a Constituição de 1891, ao mesmo tempo ele promete uma futura eleição para estabelecer uma assembléia constituinte.
Quando falamos em “Populismo”, este termo nos remete a um governo voltado única e exclusivamente para os interesses do povo. Na verdade, “Populismo” é uma prática política em que um setor de elite assume a chefia do movimento de reivindicações populares de tal modo que as concessões feitas ao povo não prejudiquem os interesses fundamentais da elite. Durante o seu governo, Vargas por diversas vezes manteve o equilibro entre as diversas forças que queriam ter acesso ao poder, mediando habilmente entre os interesses de