Laringe
A laringe possui quatro músculos adutores: cricoaritenóideo lateral, ariaritenóideo, cricotireóideo e tireoaritenóideo, sendo os últimos dois músculos tensores. E possui um músculo abdutor: o cricoaritenóideo posterior.
Resumidamente, podemos dizer que a laringe é um tubo muscular que permite a passagem de ar para a traqueia.
Laringe é um órgão situado no plano mediano e anterior ao pescoço que, além de via aerifica é órgão da produção de som. Esse órgão se estende da faringe a traqueia e é composto por cartilagens revestidas por uma membrana mucosa que fica dobrada, formando as pregas vocais.
A Laringe funciona como uma válvula protetora que impede a passagem de ar durante a deglutição e ao mesmo tempo, impede que substâncias ou partículas de alimentos penetrem na via respiratória. Outra funcionalidade é a produção do som, ou seja, a voz (por esta razão é chamada de caixa de voz.
A laringe possui um esqueleto cartilaginoso, no qual, a maior cartilagem é a tireóide que têm duas lâminas unidas em forma de “v”, essas formam uma saliência particularmente visualizada em indivíduos adultos do sexo masculino que é conhecida vulgarmente como pomo de Adão. Outra cartilagem, localizada abaixo da cartilagem tireóidea, é a Cartilagem cricoide que é impar com forma de um anel de sinete.
A cartilagem aritenóide, é semelhante a uma pirâmide triangular de ápice superior e sua base articula-se com a cartilagem cricóide. Por sua vez, a cartilagem epiglótica, ímpar e mediana, é fina e lembra uma folha peciolada, localiza-se na porção posterior à raiz da língua e cartilagem