SLIDE APRESENTA O
Proteção Individual - EPI
Criado por Camila Silva
Nayara Tamiris
Roberta Fernandes
D5- Respirador de Fuga
Respirador de fuga tipo bocal para proteção das vias respiratórias. contra gases e vapores
e ou
material particulado em condições de escape de atmosferas. Imediatamente Perigosa
Saúde (IPVS).
á Vida e a
O respirador de fuga é o equipamento onde o suprimento de ar respirável ou oxigênio (nas de circuito fechado) é levado pelo usuário.
A demanda com pressão positiva ou sem é definida pelo modo como o ar chega à cobertura das vias respiratórias. Usados em atmosferas consideradas Imediatamente Perigosas a Vida e Saúde (IPVS) devido à presença de contaminantes ou à deficiência de oxigênio. Possibilita mobilidade, mas o volume e o peso dificultam a entrada em aberturas estreitas. Em situações de emergência os usuários recebem treinamento referente a utilização do equipamento devido a riscos potenciais, porém pessoas que não trabalham na área e visitantes recebem orientações breves não sendo necessário o treinamento detalhado e o exame médico de compatibilidade com o respirador.
As empresas podem contar com programa de proteção respiratória para auxiliar e obter mais informações para instruir seus trabalhadores de modo que eles fiquem habilitados para casos de emergências e instruções rápidas.
Seleção de Respiradores
A empresa deverá fazer a seleção de respirador de acordo com o seguimento da empresa ou seja o ramo em que atua o trabalhador considerando:
a) A natureza da operação ou perigo;
b) O tipo de risco respiratório (incluindo propriedades físicas, deficiência de oxigênio, efeitos fisiológicos sobre organismo, concentração do material toxico ou nível de radioatividade;
c) A localização da área de risco em relação à área mais próxima que possui ar respirável;
d) O tempo durante o qual deve ser usado; e
e) As atividades que o trabalhador desenvolve na área de risco.
O proposito do Programa de Proteção Respiratória (PPR) é