Laringe
A laringe é um órgão curto que liga a faringe com a traquéia. Ela se encontra no pescoço, diante da quarta, quinta e sexta vértebra cervicais.
A parede da laringe é composta por nove peças de cartilagens. Três ímpares: cartilagem tireóidea, cricóidea e epiglótica e três pares: cartilagem aritenóidea, cuneiforme e corniculada.
É uma estrutura triangular constituída principalmente de cartilagens, músculos e ligamentos.
Ela tem basicamente três funções:
-A passagem do ar durante a respiração;
-Produzir som, nossa voz;
-Impede que alimentos ou objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias;
http://www.auladeanatomia.com/respiratorio/sistemarespiratorio.htm#
Traqueia
A traqueia é um tubo vertical, cartilaginoso e membranoso, localizado entre a laringe e os brônquios, fortalecido por anéis de cartilagem, que levam o ar até os pulmões.
A estrutura da traqueia é constituída por 16 a 20 anéis cartilaginosos incompletos para trás, denominados cartilagens traqueais. A porção posterior da traqueia, devido a ausência dos anéis, pode se mover o que é importante para acompanhar os movimentos dos pulmões. Essa parte recebe o nome de parede traqueal, e é constituída por tecido muscular liso.
Seu tamanho em uma pessoa adulta é entre 15cm à 20cm de comprimento e 1,5cm à 2,5cm de diâmetro.
A função da traqueia no sistema respiratório é levar o ar até os brônquios.
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Fundamentos da biologia moderna. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1999. http://www.infoescola.com/anatomia-humana/traqueia/ BRÔNQUIOS
Os brônquios principais fazem a ligação da traqueia com os pulmões, são um direito e outro esquerdo. São constituídos de anéis incompletos de cartilagem hialina, tecido fibroso, fibras musculares, mucosa e glândulas.
O brônquio principal que é o direito é mais vertical, mais curto e mais largo do que o esquerdo.
Os brônquios principais entram nos pulmões na região chamada HILO. Ao atingirem os pulmões correspondentes, os