Laringe
Anatomo- Fisiologia
INDICE :
Faringe:
A faringe é um tubo que serve tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestivo.
A Faringe pode ser dividida em três partes:
Nasofaringe (parte nasal da faringe), orofaringe (parte bucal da faringe) e laringofaringe (parte laríngea da faringe).
A nasofaringe encontra-se atrás da cavidade do nariz.
A orofaringe é continuação da nasofaringe, estendendo-se desde o palato mole até ao começo da laringofaringe.
A laringofaringe estende-se desde a orofaringe até ao esófago, vai de encontro à laringe.
Composição da Faringe:
A faringe é composta por uma camada de músculo circular na parte externa, um revestimento fino. A parte interna é de músculos esqueléticos e revestida por uma túnica mucosa (sempre húmida com o muco produzido). Nessa membrana mucosa consta acumulações de células, chamados de folículos linfoides.
Funcionam como um “filtro” protegendo a mucosa faríngea dos micro-organismos presentes no ar e nos alimentos. Alguns dos folículos são denominados de amígdalas.
Função da Faringe:
A função da faringe é a circulação de alimentos e ar. Ao respirarmos o ar entra nas fossas nasais ou pelo orifício da boca passando pela faringe, encaminhando-se para traqueia e pelos brônquios até chegar aos pulmões.
No caso dos alimentos, eles sempre entram pelo orifício da boca, seguindo até a faringe média, indo ao esôfago e seguem para o estômago. É graças a presença da epiglote que ocorre essa dupla função na faringe. Ela situa-se na parte superior da laringe e serve para controlar a entrada de ar para a laringe e os alimentos para o esôfago, pois, durante a deglutição ela fecha-se, não permitindo a entrada do alimento na laringe.