Sistema muscular
As principais dietas da moda que serão explicadas e comentadas logo abaixo são: (1) dieta da proteína, (2) dieta de Beverly Hills, (3) dieta da sopa, (4) dieta da lua, (5) dieta macrobiótica, (6) dieta de desintoxicação, (7) dieta das combinações, (8) dieta da luz, (9) dieta do tipo sanguíneo. Veja o que cada uma propõe e convença-se que infelizmente ainda não existe milagre para emagrecer.
A DIETA DA PROTEÍNA
Proposta
Privilegia o consumo de proteínas como iogurtes, queijos, carnes e ovos), libera quantidades restritas de frutas e verduras e corta radicalmente os carboidratos. As gorduras podem ser consumidas sem critério.
Comentário
Além de aumentar o colesterol, esta dieta leva a perda de massa muscular e não das gorduras, por causa da falta de carboidratos, o que leva ao retorno do peso rapidamente caso seja interrompida. Além disso, não incentiva o consumo de vegetais e frutas, o que pode levar a deficiência de vitaminas, fibras e minerais. O consumo exagerado de proteínas pode comprometer o funcionamento renal e o baixo consumo de fibras pode resultar em obstipação intestinal. O baixo consumo de carboidratos também favorece a formação de corpos cetônicos, que são compostos tóxicos ao nosso organismo.
DIETA DE BEVERLY HILLS
Proposta
Recomenda apenas um tipo de fruta por dia, durante 15 dias sem limite de quantidade pois teriam o poder de queimar calorias. Dentre as frutas permitidas estão: pêra, melancia, maçã ou abacaxi. Por isso, ficou conhecida também como a "dieta do abacaxi".
Comentário
As frutas não tem a propriedade de queimar calorias; aliás, nenhum alimento tem este poder. Além disso, um único alimento por dia não supre todas as necessidades diárias do organismo, o que pode levar a deficiência de muitos nutrientes resultando em desnutrição e anemia.
DIETA DA SOPA
Proposta
Essa dieta é composta basicamente por muito líquido
Comentário
Se a sopa for muito pobre em calorias ou