Alienação parental
O assunto Síndrome de alienação parental muito discutido nos dias atuais ganhou força principalmente pela divulgação na novela “Salve Jorge” da rede Globo. Por mais que o SAP seja um termo existente há quase três décadas, acaba passando por despercebido pela população, sendo agora a mídia uma divulgadora deste assunto e fazendo com que, a população em geral tome conhecimento do mesmo, para que vejam que por parecer um caso simples poderá trazer muitos malefícios para alguns ou todos os integrantes da família.
Cada vez mais a sociedade está mudando e evoluindo, e juntamente com essas mudanças vem problemas, entre eles familiares. Mulheres buscam conquistar seu espaço, disputando juntamente com os homens o mercado de trabalho, fazendo com que, se tenha uma igualdade entre eles. Com isso os homens acabaram participando mais da vida familiar, cuidando também da casa e dos filhos. Essas mudanças na estrutura familiar serviu para que houvesse dificuldades no relacionamento do casal, aumentando cada vez mais o numero de separações, e com isso veio muitos outros pontos negativos, como usar os filhos como uma arma de defesa.
SAP (Síndrome de Alienação Parental) é existente desde 1985, termo proposto pelo americano Gardner. “Alienação Parental acontece quando pai, mãe ou quem é responsável pela criança ou adolescente tenta, de forma abusiva, afastar o filho do relacionamento com o outro genitor da família” LARA, (2011, p.02. apud GARDNER Richard 1985) isso faz com que a criança sinta raiva de um dos seus genitores e acabe se afastando dela.
De acordo com DIAS (2008, p.11) a alienação parental em geral é mais comum em mulheres, pois as mães pensam de que como ela gerou a criança, esta pertence exclusivamente a ela, fazendo de seu filho um objeto para se consolar depois de uma separação. A mãe vai fazer com que a criança