ALICE PACTO
RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA DO PACTO
Orientador de estudos:
Arlete Fraga
Professora alfabetizadora:
ALICE DIONISIO DOS SANTOS
Manga
2014
APRESENTAÇÃO
Através do processo de alfabetização, o indivíduo perde a sua condição de ser natural para se tornar ser social e ativo. A alfabetização visa criar situações básicas para que o educando possa aprender a desenvolver habilidades que lhe serão exigidas nas etapas subseqüentes da sua formação. Sem a solução adequada desta questão, as demais atividades educacionais estarão comprometidas.
É por isso que a alfabetização não se restringe apenas a adotar os indivíduos de certas habilidades para ler e decodificar símbolos e letras. Aos se alfabetizarem, os indivíduos também se instrumentalizam para compreender e reconstruir a sua realidade. De posse desse instrumento da cultura e da civilização, os educandos podem ampliar a sua relação com universo, com a realidade histórica das relações sociais e consigo mesmo.
Alfabetizado, o indivíduo vê aumentadas as possibilidades concretas de uma participação efetiva na construção da realidade histórica, pois se apossa de instrumentos que o capacitem a compreender a expressar sua relação com o mundo. Como conseqüência, a alfabetização tem um profundo compromisso com o homem historicamente situado, não podendo ser assumida sem que se tenha assumido a responsabilidade dessa tarefa educativa fundamental.
Para que a alfabetização se cumpra com todo êxito algumas exigências devem ser satisfeitas. Este relato é de extrema importância para que se amplie o conhecimento e efetive-se a prática pedagógica.
DESENVOLVIMENTO
O texto trata da minha experiência em sala de aula como professora alfabetizadora. A experiência se deu em uma escola publica da rede municipal de ensino Minas Gerais localizada na área rural de Gado Bravo, na Escola Municipal Princesa Isabel. Onde atuei por um ano. Na época pertencendo ao município