Alianças Estrategicas
Definindo conceitos
Desenvolveremos, inicialmente, os conceitos de parceria e aliança estratégica mais usada na área de administração e também as definições do senso comum a esse respeito, para, com o leitor, construirmos um conceito geral de parceria e de aliança estratégica.
Ao falar de parceria, geralmente imaginamos a idéia de união, associação, proximidade. O parceiro é um amigo, um aliado.
Aliança nos remete à idéia de casamento; ou seja, no senso mais comum, fazer uma aliança é estabelecer um pacto, uma parceria. Mas o que diz o Aurélio sobre parceria?
Reunião de pessoas para um fim de interesse comum; sociedade; companhia.
Ainda de acordo com o Aurélio, parceria pode ser também uma dupla de compositores da música popular.
Seguem-se ainda outros conceitos de parceria ligados à área comercial, significando sempre associação na qual os integrantes da parceria se reforçam mutuamente, revelando claramente que um mais um é, como já dissemos, mais que dois.
A concepção de parceria significa uma associação em que a soma das partes representa mais que o somatório individual de seus membros, pois por meio da parceria há um fortalecimento mútuo para atingir um determinado fim.
O parceiro define-se como aquele que é semelhante, igual, parelho, par. O que está de parceria, de sociedade, cúmplice. Estabelece, portanto, um significado de união profunda, usando inclusive a idéia de cumplicidade, que é, literalmente, a co-autoria em algum fato – normalmente associado ao direito penal e ao crime.
Tomando emprestado o conceito de parceria das associações comerciais e do mundo empresarial, surge o conceito de aliança estratégica. Novamente, no Aurélio, ao buscarmos definição para aliança, encontramos: ato de aliar-se; ajuste, acordo, pacto; cada um dos pactos que, segundo a Bíblia, Deus fez com os homens. Cita-se também no sentido de anel de noivado ou casamento (representando uma união indissolúvel).