Alianças estratégicas
Tema: Alianças Estratégicas
Professora: Maria do Rosário Martins
Grupo: Eliane M. Diogo Kelly N. Ferreira Natália Vieira Paulo H. Alto Yara Gabriela
Resumo:
Em decorrência da globalização, o incremento da competitividade tornou-se questão de sobrevivência para as empresas, isso permitiu com que atividades de colaboração com outras empresas também sejam levadas em consideração, ou seja, a utilização de atividades de parceria é a maneira encontrada pelas empresas não só para sobreviverem no mercado, como também para aumentarem a sua competitividade.
Segundo Teece (1992) as alianças estratégicas são acordos nos quais dois ou mais parceiros dividem o compromisso de alcançar um objetivo comum, unindo todas as suas capacidades e recursos e coordenando as suas atividades, elas podem ou não envolver participação acionária. O conceito de aliança estratégica distingue uma aliança estratégica de outras formas de relacionamento e cooperação e, em particular, de alianças não estratégicas ou operacionais.
Elas apresentam algumas características que são: uma aliança estratégica resulta de um conjunto coerente de decisões; é um meio para desenvolver uma vantagem competitiva sustentável; tem um impacto organizacional de longo prazo; é um meio para responder a oportunidades e ameaças externas; é baseada em recursos organizacionais que mostram forças e fraquezas; afeta decisões operacionais; envolve todos os níveis hierárquicos da organização; é influenciada pelo seu contexto cultural e político; envolve, direta ou indiretamente, todas as atividades da organização.
A literatura apresenta diferentes tipologias de alianças estratégicas, sendo seis tipos são do domínio comercial, seis do domínio técnico/produção e quatro do domínio financeiro.
Tipos de Alianças Estratégicas do Domínio Comercial: Grupo de exportadores, acordo de distribuição,acordo de representação, central de