Alianças estratégicas
Acordos firmados entre empresas que se comprometem a destinar recursos para atingir objetivos comuns.
Podem ser formadas c/ uma variedade de entidades:
- clientes; - fornecedores;
- competidores; -universidades/governo.
- distribuidores;
Usos mais comuns
Reduzir custos através da economia de escala ou aumento do conhecimento;
Acessar novas tecnologias;
Inibir competidores;
Entrar em novos mercados;
Reduzir duração de ciclos;
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Por definição, uma Aliança Estratégica é a união circunstancial de dois (ou mais) sócios, onde uma das partes aporta os produtos/serviços e a outra parte seu mercado de clientes e de relacionamentos com o objetivo concreto mediante uma parceria, de gerar novos negócios com benefícios de ganhos para ambas as partes.
Aperfeiçoar esforços de pesquisa e desenvolvimento para melhorar a qualidade.
Conceitos
Em uma Aliança Estratégica, as empresas cooperam em nome de suas necessidades mútuas e compartilham dos riscos para alcançar um objetivo comum.
O ponto diferencial das Alianças Estratégicas é a necessidade mútua que as empresas precisam ter para compartilhar riscos e ganhos significativos.
Conceitos
Uma outra definição interessante é a proposta por Aaker (2001) que ressalta: a aliança como “uma colaboração que potencializa as forças de duas ou mais organizações para que alcancem metas estratégicas”.
O autor explica que nestas associações o que está em questão é o compromisso de longo prazo, não se tratando simplesmente de um recurso tático para gerar uma solução de curto prazo para um determinado problema.
Conceitos
Objetivo: Através destas alianças, as empresas podem melhorar sua posição competitiva, entrar em novos mercados, adquirir habilidades críticas e dividir os riscos e custos de projetos de desenvolvimento maiores.
Características
Yoshino e Rangan (1996) ressaltam três características suficientes e necessárias para uma