Alheiras de Mirandela
Departamento de Gestão e Economia
Ano Letivo: 2014/2015
2º Semestre
David Afonso
Débora Lopes
Diana Morais E8882
Trabalho no âmbito da unidade curricular de
Marketing Internacional (Mestrado em Marketing)
Covilhã, maio de 2015
História da Alheira
Segundo alguns relatos a alheira terá surgido no final do século XV e princípios do século XVI. Este enchido está associado à presença dos judeus em Trás-os-Montes, os quais eram perseguidos pela inquisição pelo facto de serem de uma religião distinta. De maneira a demonstrarem que se tinham convertido ao cristianismo e pelo facto de os judeus não consumirem carnes provenientes de porco, esses criaram um enchido semelhante aos da carne de porco constituído, mas esses sendo enchidos com carne de aves que, de forma a persuadir a inquisição que eram novos cristãos.
Passados uns anos a receita foi popularizada entre os cristãos os que readaptaram o produto aos seus costumes, introduzindo carnes de porco.
Segundo alguns autores essa história é uma ideia romântica popular, não existindo factos concretos que creditem a invenção das alheiras pelos novos cristãos.
As alheiras da raia mirandesa ficaram conhecidas devido a serem consideradas as melhores em termos de qualidade, podendo dever-se ao facto de estas serem mais suaves e menos condimentadas do que as alheiras oriundas dos fumeiros da raia do norte. Também se destaca o espirito empreendedor da população de Mirandela, que conseguiram generalizar o fabrico e comercialização do enchido.
Produto - Alheira de Mirandela
A alheira de Mirandela é um enchido tradicional fumado cujos principais ingredientes são a carne de aves (galinha e/ou peru), pão de trigo, o azeite e gordura de porco da raça Bísara ou produto de cruzamento desta raça com as raças Landrace, Large White, Duroc e Pietrain (desde que 50% de sangue Bísaro). De forma a condimentar o produto ainda se adiciona os seguintes condimentados: sal,