Alguma coisa
Um plasma é uma coleção de átomos neutros, elétrons livres e íons positivos, isto é, átomos que perderam elétrons. Para formar um plasma é necessário fornecer aos átomos energia suficiente para que eles se dissociem, de modo que, normalmente, é necessária uma alta temperatura para formar e manter um plasma.
Embora um plasma seja um gás ionizado, devido à suas propriedades peculiares ele é considerado o quarto estado da matéria; os outros três sendo o sólido, o líquido e o gasoso.
Se você levar um gás a temperaturas extremamente altas, você obtém o plasma. A energia começa a romper as moléculas de gás e os átomos começam a quebrar. Átomos normais são feitos de prótons e nêutrons no núcleo cercados por uma nuvem de elétrons. No plasma, os elétrons se separam do núcleo. Quando a energia do calor libera os elétrons do átomo, eles começam a se mover freneticamente. Eles são carregados negativamente e deixam para trás seus núcleos carregados positivamente. Estes núcleos carregados positivamente são conhecidos como íons.
Quando os elétrons em alta velocidade colidem com outros elétrons e íons, liberam grandes quantidades de energia. É ela que dá ao plasma seu status único e seu inacreditável poder de corte.
Soldagem a plasma
O processo de soldagem a Plasma (PAW) foi introduzido na indústria em 1964.
Em uma tocha de arco plasma a ponta do eletrodo [e recolhida em um bocal, através do qual o gas plasma flui;
O gas passa pelo arco elétrico formando o plasma;
Aquecido dentro do bocal, o gas sofre uma enorme expansão, e sai em um pequeno orifício, adquirindo velocidades na ordem de 6km/s, acentuando o fenômeno de dissociação ( sair de uma região por vontade própria); Quando fora do bocal, os íons recombinam-se para voltar ao estado gasoso, liberando uma energia tal que leva a temperaturas acima de 2500 graus;
Esta energia é então utilizada para fundir o metal base e o metal de adição.
Principios básicos do processo
O gas plasma recombinado não