algebra
1
UNESC
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
Caderno Pedagógico de:
MSc Elisa Netto Zanette
Drª Ledina Lentz Pereira
MSc Sandra Regina da Silva Fabris
Criciúma (SC), 2010
Prof (ªs): MSc.Elisa Netto Zanette, Drª. Ledina Lentz Pereira e MSc. Sandra Regina da Silva Fabris
Álgebra Linear
2
INTRODUÇÃO
A Matemática, desde os seus primórdios, entrelaça-se intimamente com a história da civilização e é uma das alvancas principais do progresso humano (BAUMGART1, 1997). Vários conceitos básicos dessa ciência, criados para atender a certas necessidades e resolver problemas específicos, posteriormente revelaram uma utilidade bem mais ampla do que a inicialmente pensada e vieram, com a evolução das idéias e o desenvolvimento das teorias, a adquirir uma posição definitiva de grande relevância na Matemática (LIMA2, 2000, p.28).
Observamos uma mudança contínua que se processa tanto nas condições sócio-políticoeconômica das sociedades quanto na própria Matemática. Ë fato que a validez das teorias
Matemáticas é perene e subsiste através dos séculos. Porém, a posição dessas teorias e técnicas a elas associadas, varia bastante em termos de importância, alcance e eficácia em fase dos novos desenvolvimentos, das novas descobertas e da ocorrência de áreas recentes de aplicação, dentro e fora da Matemática (LIMA3, 2001, p.159).
Usamos Matemática diariamente, mesmo sem perceber. Isso só, poderia justificar a sua importância. É facilmente percebida, nas atividades simples do homem às mais complexas, nos esportes, na estatística, nas construções, nas previsões orçamentárias. Sem dúvida, ela confere
“poder” aos economistas, aos empresários, etc. A Matemática é ferramenta imprescindível para que se possa ordenar os pensamentos, porque desafia e desenvolve a mente, ajuda a compreender as linguagens que se utiliza no cotidiano.
As concepções matemáticas desenvolvidas e acumuladas nas diversas gerações podem ser divididas em