Algebra
Licenciatura em Matemática
Praticas Curriculares II
Resenha - Álgebra
Alexander Costa da Silva Borges
R.A.:0050063365
2º Semestre, Turma A
Prof.: Valdemar Alves
São Paulo– SP
Novembro de 2013
SUMÁRIO
1 - Resumo – Não junte dinheiro com álgebra de conjuntos...............02 a 04
2 - Resumo – Filhos gêmeos dão menos trabalho...............................05 a 07
3 – Resenha..........................................................................................08 a 09
4 – Opinião..................................................................................................10
1 – RESUMO – NÃO JUNTE DINHEIRO COM ALGEBRA DOS CONJUNTOS
Muitas propriedades que valem na álgebra dos conjuntos também valem na álgebra dos números. Conjuntos são usados para manipular elementos com a mesma característica. Operadores como a união e a intersecção são usados para combinar elementos e transformar em outro conjunto, assim como a adição é usada para combinar números e transformar em outro numero. Um estudante chamado Procópio, faz operações com conjuntos e pensa na união como forma de adição. Isso não acontece à toa, porque essas operações têm propriedades parecidas, porem com resultados diferentes.
Vamos exemplificar: supondo que esse estudante tenha duas pastas de musica no computador, uma com musicas de sambe e a outra de MPB, porem ele decide deixa-las todas em uma única pasta, ao arrastar todas as musicas para essa pasta única recebe a seguinte mensagem do computador: já existem arquivos nessa pasta com o mesmo nome. Deseja mover e substituir os arquivos recebidos ou manter dois arquivos iguais?
O computador esta perguntando se ele quer fazer uma operação de adição ou união? Como o aluno não quer musicas repetidas escolhe a operação de união, baseado no seguinte raciocínio: na de samba há 1300 musicas e na de MPB 750