alfabetização
Esses procedimentos, necessários para garantir a qualidade higiênica e sanitária dos alimentos são chamados de Boas Práticas.
Pensar a higiene corporal é pensar numa condição de vida saudável. Para isso, é necessária que se adquiram hábitos de higiene corporal desde a infância, como prática sistemática. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), higiene se refere ao campo de conhecimento que trata de evitar doenças e de promover a saúde. A higiene do corpo compreende a higiene da pele, boca, ouvidos, pés, olhos cabelos e mãos.
Na higiene corporal devemos ter uma maior atenção com as mãos, pois utilizando-se delas é que os indivíduos realizam suas atividades, e nela encontramos a maior fonte de contaminação. Então através do simples ato de lavar as mãos com água e sabão, é que conseguimos fazer a remoção das bactérias transitórias e algumas residentes, como também células descamativas, pêlos, suor, sujidades e oleosidade da pele.
Para garantir a saúde humana e a qualidade total do alimento, é necessário que o ambiente esteja organizado e livre de lixo, entulhos e materiais em desuso. Algumas regras são importantes para se manter a sanidade ambiental e a segurança dos alimentos.
Os alimentos em geral são fonte de prazer e de saúde quando ingeridos nas quantidades corretas e preparados de forma atrativa e saborosa. Porém, também podem ser fonte de doenças se cuidados higiênicos forem esquecidos durante o preparo das refeições.
Embora possam parecer simples, pequenos cuidados são responsáveis em evitar que os alimentos se tornem veículos de transmissão de agentes patogênicos para a nossa saúde, esses pequenos cuidados são de fundamental importância.
Higiene é um conjunto de medidas