Alfabetização
PEDAGOGIA – 5° Semestre
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS
ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Professora: Maria Antônia
OSASCO
MAIO 2014
O letramento: A Educação da criança de seis anos
Uma proposta voltada para o Ensino Fundamental de 9 anos, hoje em dia implica em uma grande mudança e um grande processo educativo.
Pois a atenção tem que ser em dobro, pois nesta primeira fase da Educação Infantil deverá acontecer a separação do que realmente devemos ensinar para que não aconteça o erro de escolarização precocemente.
Nessa etapa temos em vista o desenvolvimento e aprendizagem com objetivos, atividade, pautada em uma teoria e a professora será responsável pela exceção desta proposta.
Nos princípios pedagógicos, onde a fase da construção de conhecimentos, o professor deve encorajar a criança a elaborar suas perguntas e reponde-las e suscitar problemas úteis a ela, fazendo-a refletir sobre suas próprias conclusões.
Essa construção dar-se por meio do processo de equilíbrio, seguindo uma proposta didática para a criança de seis anos.
Lembrando que os objetivos e a interação social são indispensáveis a constituição da lógica do pensamento infantil, sendo que as atividades para ela devem ser organizadas a maneira a troca atividades reais e trocas sociais a fim de conquistar a lógica operatória.
O sucesso da implantação desse ano de escolarização depende da atitude do professor que tem como missão criar situações propicias para o favorecimento e desenvolvimento da criança.
O professor tem que ter em mente os objetivos claros para um bom desenvolvimento do trabalho pedagógico, propondo assim a criança nesta fase etária atividades diferenciadas envolvendo a diversidade, coletividade, independências e individualidade.
As atividades devem envolver não somente relacionadas com