alfabetização
Claudiana CONTERATTO
RESUMO: Os jogos e brincadeiras fazem parte da vida das crianças desde seus primeiros anos. Elas aprendem a se relacionar com o mundo através deles. O jogo é fundamental na infância, pois é base do desenvolvimento afetivo e cognitivo do ser humano.
Através desta investigação, entende-se que o jogo e a brincadeira promovem oportunidades que auxiliam na alfabetização.
PALAVRAS-CHAVE: Jogos e brincadeiras; Aprendizagem; Alfabetização.
1 Introdução
Os alunos estão sempre com disposição para brincar e jogar. Talvez este seja um dos fatores mais importantes do jogo, que promove a motivação, interação e participação, envolvendo alunos e conhecimentos.
Ao trabalhar com alfabetização, o professor deve conhecer diferentes possibilidades de trabalho em sala de aula, pois é fundamental possibilitar aos alunos, a construção de seu próprio conhecimento.
A utilização de jogos e brincadeiras nessa fase, é um excelente recurso didático, que propicia o desenvolvimento integral da criança.
Este artigo pretende analisar de que forma o jogo auxilia na aprendizagem de crianças em fase de alfabetização, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico importante ao desenvolvimento das mesmas.
2 O lúdico em sala de aula
A infância é tempo de brincar, esta é uma verdade que não se pode mudar. Para o adulto, o jogo e a brincadeira são atividades para as horas de lazer, um passatempo. Para as crianças é algo muito sério, que permite dar asas a imaginação, permitindo descobrirem a si mesmos e ao mundo.
O jogo é importante para a educação, pois todos reconhecem mesmo aqueles que habitualmente não lidam com crianças, que o “brincar” é parte integrante do dia-a-dia delas. Por isso, defende-se que o jogo deve mesclar-se dentro do processo de ensino e aprendizagem, isso quer dizer fazê-lo parte integrante da ação educadora.
O uso do lúdico em sala de aula prevê principalmente a