ALFABETIZAÇÃO
Brincadeira cantada: Escravos de Jó
Objetivos:
- Refletir sobre o sistema alfabético, usar as estratégias de leitura, estabelecer correspondência sonora entre a fala e a escrita. Estimula atenção, concentração, memória, ritmo.
Faixa etária: 4 a 6 anos
COMO BRINCAR
Os jogadores sentam em círculo, cada um com uma pedrinha ou outro objeto pequeno, que será passado de um integrante para o outro em uma coreografia de vai e vem seguindo o ritmo da música “Escravos de Jó”:
LETRA
Escravos de Jó jogavam caxangá (os jogadores vão passando as pedras um para o outro do lado direito, de forma que cada jogador fique sempre com uma pedrinha só)
Tira, (cada um levanta a pedra que está em suas mãos) põe, (colocam a pedra de novo no chão) deixa ficar (apontam com o dedo para a pedra no chão)
Guerreiros com guerreiros (voltam a passar a pedra para a direita) fazem zigue, (colocam a pedra na frente do jogador à direita, mas não soltam) zigue, (colocam a pedra à frente do jogador à esquerda, mas não soltam) zá (colocam a pedra à frente do jogador à direita novamente).
ATIVIDADE
- Fazer uma cópia da música no quadro ou em papel pardo em letra de forma para facilitar o entendimento dos alunos;
- Fazer uma roda na sala com todos , ensinando a música, os gestos, cantar mais de uma vez para eles irem memorizando;
- No decorrer da atividade fazer intervenções, apresentando as letras e perguntando para os alunos se eles conseguem identifica-las na letra;
- Se tiver algum aluno que começa a letra J, mencionar. Ex: “ Jó começa com que letra? J é de JOÃO, J é de JOANA.
Parlenda: Hoje é domingo
Objetivos: linguagem oral, escrita e leitura
Faixa etária: a partir de 6 anos
LETRA