alfabetização
Sem perder de vista o papel fundamental que a escola desempenha na sociedade, Luiz Carlos Cagliari faz um estudo de questões linguísticas na alfabetização. A obra mostra a importância dos conhecimentos lingüísticos na interpretação e na busca de soluções para problemas técnicos relativos à fala, à escrita e à leitura infantis, enfatizando a relevância do conhecimento da natureza, da função e do uso da linguagem para um trabalho eficiente em sala de aula. O autor pretende despertar os educadores para a necessidade de conhecer e considerar na prática escolar os fatores envolvidos no processo de alfabetização. Nesse livro: a linguística e o ensino do português; o que a criança pensa ao cometer “erros” ortográficos; cartaz com a origem das letras do alfabeto. Recomendado para as disciplinas: Língua Portuguesa, Didática, Psicologia e Fonoaudiologia.
De tudo que a escola pode oferecer de bom aos alunos é a leitura, sem dúvida o melhor, a grande herança da educação.Portanto, deveria se dar prioridade absoluta á leitura no ensino de português desde a alfabetização.
É fundamental ensinar os alunos a ler não só história, mas também outros tipos de textos, incluindo problemas de matemática, provas de instruções de trabalhos. Muitos aluno deixam de resolver problemas de matemática, não por conseguir efetuar as contas, mas por terem dificuldade em ler seus enunciados. As crianças aprendem a falar uma variedade do português próprio da sua comunidade, que pode ser bem ou mal vista pelos grupos sociais.