QUESTÃO SOCIAL
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
De inicio irei abordar a origem da Questão Social, que foi iniciada na Europa no século XIX, no rastro das transformações produzidas pelo processo de industrialização. É no inicio desse grande movimento, tenso e contraditório, aos interesses do capital e do trabalho.
As relações conflituosas que existiram entre o capital e o trabalho que configuraram a questão social. Veremos os elementos importantes a partir da Teoria marxista, que revelam grandes pontos importantes da questão social.
A partir de cada contexto histórico abordado, também abordaremos as medidas políticas que foram tomadas pelo governo Vargas.
Falaremos sobre a realidade brasileira, que convivemos ainda com as desigualdades sociais nos dias atuais. Onde os movimentos sociais ainda hoje são os principais protagonistas das lutas que os reivindicam.
2 DESENVOLVIMENTO
A Questão Social inicia no século XIX ocasionada por grandes transformações econômicas, sociais e políticas desencadeada pelo processo de industrialização na Europa. Onde ocorreu a ‘’tomada da consciência’’ por parte da classe trabalhadora de sua condição de exploração, onde o desenvolvimento econômico crescia na mesma proporção que o pauperismo. 2.1 QUESTÃO SOCIAL e sua realidade
Assim, é importante ressaltar que no processo de industrialização, existiu a alienação, a dominação do homem sobre os outros homens e as desigualdades sociais. As relações conflituosas, que existiu entre o capital e o trabalho configuraram a questão social, problema esse que tem sido colocado em debate com o aporte da teoria marxista.
Os elementos importantes na analise da questão social a partir da teoria marxista são: alienação, reificação, fetichismo, mais valia, luta de