Alfabetização
“Assim, como todo conceito, também o de Alfabetização tem sofrido transformações ao longo dos tempos: dos ideais humanistas da Reforma Protestante no século XVI à concepção de alfabetização como liberdade que fundamenta a Década das Nações Unidas para a Alfabetização, da Unesco (2003-2012). Verificam-se mudanças significativas no conceito e na forma de praticar a alfabetização, e tais transformações articulam e refletem as complexas relações entre educação e sociedade.”
(Apostila CEDERJ, volume 1, Alfa 1 página 18)
A partir das leituras realizadas por você das aulas 1, 2 e 3 do Volume 1, Módulo 1 de Alfa 1, faça a leitura do trecho destacado e identifique sobre qual momento histórico se refere e a concepção de alfabetização de cada período.
Trecho
Período histórico
Concepção de alfabetização
Com o inicio da industrialização, a burguesia se fortaleceu e passou a pretender o poder político e a discutir os privilégios da nobreza.
Revolução Francesa
Século XVII O domínio da leitura e da escrita ganhou status de promoção social, pois o acesso a esse conhecimento específico significa saber mais.
Alfabetização era condição de cidadania.
Os educadores liberais organizaram um movimento renovador da educação nacional que teve como marco histórico a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
Escola Nova
O aluno passa a ser ter participação ativa no processo de aprendizagem, por um sentido psicológico de desenvolvimento de capacidades individuais, desde a composição homogênea das turmas até a estruturação curricular do conhecimento.
A separação entre educação do povo e educação da elite resultou no total descaso pela educação pública. Caracterizou-se o século XIX por uma política turbulenta e efervescência cultural.
Reforma protestante
Século XIX
A alfabetização está ligada à pratica da religião, valorizando mais a leitura do que a escrita. Passou a ser concebida como uma questão de métodos.
Soletração e Silabação.
Foi a