Judaismo
CENTRO DE FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE
ADRIANE DA SILVA
BRUNO CORDEIRO
JOHN CARLOS VIEIRA DA SILVA
JULIO CESAR DE ARAUJO
Marcelo Goncalves de Lima Swidzinski
THIAGO SOFA DE OLIVEIRA
AS GRANDES RELIGIÕES: JUDAÍSMO
CURITIBA
2013
ADRIANE DA SILVA
BRUNO CORDEIRO
JOHN CARLOS VIEIRA DA SILVA
JULIO CESAR DE ARAUJO
Marcelo Goncalves de Lima Swidzinski
THIAGO SOFA DE OLIVEIRA
Título Do TRABALHO
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia em Gestão da Qualidade da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito parcial à obtenção de nota parcial do 2º bimestre.
CURITIBA
2013
SUMÁRIO
Conteúdo
DOUTRINA
Os princípios básicos
O princípio básico do judaísmo é a unicidade absoluta de YHWH como Deus e criador, onipotente, onisciente, onipresente, que influencia todo o universo, mas que não pode ser limitado de forma alguma.
O Talmud fala em três princípios básicos da vida: a Torá, ou instrução; o culto ou o serviço de Deus, e a caridade ou a prática de Boas Ações.
O amor ao saber domina a fé judaica. Desde o primeiro século da era cristã, tem os judeus um sistema de educação obrigatória. A responsabilidade pela educação dos pobres e dos órfãos cabia à comunidade tanto quanto aos pais. Tampouco se alheavam os antigos rabis à psicologia educativa. No primeiro dia de escola as crianças ganhavam bolos de mel com o feitio das letras do alfabeto, para que associassem o estudo ao prazer.
O segundo princípio básico desta religião é o serviço de Deus. Desde sua mais tenra meninice aprendem os judeus que Ele deve ser adorado por amor, e nunca por temor.
O terceiro fundamento do Judaísmo é a caridade, a genuína caridade que brota do coração. Não existe outra palavra hebraica para traduzir caridade senão a que significa “dádiva equânime”. A filantropia