Judaísmo
É a religião do povo judeu, a mais antiga das três principais religiões monoteístas (as outras são o cristianismo e o islamismo). O judaísmo defende um conjunto de doutrinas que o distingue de outras religiões: a crença monoteísta em YHWH (às vezes chamado de Adonai (“Meu Senhor”)) como criador e Deus e a eleição de Israel como povo escolhido para receber os mandamentos desse mesmo Deus.
Ao contrário do que possa parecer, um judeu não precisa seguir o judaísmo, ainda que o judaísmo só possa ser praticado por judeus. Hoje, no mundo, o judaísmo é praticado por 13 milhões de pessoas.
Origem e história do judaísmo
De acordo com a visão religiosa o judaísmo é uma religião ordenada pelo Criador através de um pacto eterno com o patriarca Abraão e sua descendência. Já os estudiosos crêem que o judaísmo seja fruto da fusão de mitologias e costumes tribais da região do Levante.
Os livros sagrados dos judeus
A Tora ou Pentateuco é considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus. Fazem parte da Tora: Gênesis, Êxodo, Levítico, os Números e o Deuteronômio. O Talmude é o livro que reúne muitas tradições orais e é divido em quatro livros: Mishnah, Targumin, Midrashim e Comentários.
Doutrinas do judaísmo
Surgiram variadas formulações das crenças judaicas, a maioria das quais com muito em comum entre si, mas divergentes em vários aspectos.
Monoteísmo
O princípio básico do judaísmo é a unicidade absoluta de YHWH como Deus onipotente, onisciente, onipresente, que influencia todo o universo, mas que não pode ser limitado de forma alguma. A afirmação da crença no monoteísmo manifesta-se na profissão de fé judaica conhecida como Shemá. Assim qualquer tentativa de politeísmo é fortemente rechaçada pelo judaísmo, assim como é proibido seguir ou oferecer prece a outro que não seja YHWH.
Metafísica – Conceitos de vida e morte
O entendimento dos conceitos de corpo, alma e espírito no judaísmo varia conforme as épocas e as