judaismo
Credenciada pelo Portaria 05 de 23 de janeiro de 2014.
BACHARELADO EM PSICOLOGIA
Reconhecido pela Portaria nº 632 de 28 de novembro de 2013
1º Período de Psicologia – Antropologia – Prof. Glicia Marly Fornazier
JUDAÍSMO
Judaísmo é o conjunto de crenças e práticas religiosas dos judeus, e inclui também as tradições e a cultura que constituem a identidade judaica. Ele é a mais antiga e uma das maiores religiões monoteístas (crença em um único Deus) do mundo, junto com o Cristianismo e o Islamismo. O judaísmo surgiu como uma prática religiosa dos antigos hebreus baseada no texto sagrado da Torá (do hebraico תּוֹרָה, significando instrução, apontamento, lei, é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh (também chamados de HamishaHumsheiTorah, חמשהחומשיתורה) e que constituem o texto central do judaísmo, na Bíblia cristã o Torá corresponde ao Velho Testamento).
A principal característica do Judaísmo é a crença no fato de que o povo de Israel é o eleito por Deus para servir como fonte de iluminação de outros povos. Nas raízes do Judaísmo está a ideia de que Deus teria feito uma primeira aliança com o semita Abraão, marco do surgimento do monoteísmo entre as culturas politeístas da Antiguidade, e a renovou com Isac, Jacó e, finalmente, com Moisés no Monte Sinai há cerca de 3,5 mil anos. A cidade sagrada dos judeus, assim como a dos cristãos e muçulmanos, é Jerusalém. Lá foi construído o primeiro templo judaico dedicado à veneração de Deus (chamado de Javé ou Jeová).
No Judaísmo, os cultos religiosos são realizados em sinagogas e o líder religioso da comunidade judaica é o rabino. Mesmo com várias dispersões forçadas dos judeus pelo mundo (diásporas) e apesar das perseguições, a religião judaica conseguiu sobreviver e passar por algumas reformas em suas doutrinas, que criaram ramos no judaísmo menos ortodoxos. O Judaísmo se fortaleceu com a criação do Estado de Israel em 1948.
SIGNIFICADO DO TERMO (NOME)
O termo