Alfabetização
O processo de integração da criança se realiza efetivamente através da aquisição da leitura e escrita, visto que o uso da linguagem oferece a ela condições de expressar e internalizar ações e informações, favoráveis ao desenvolvimento humano numa perspectiva harmoniosa. Assim a alfabetização assume destacado papel no processo educativo da criança, influenciado por condicionantes sócio culturais que atuam decisivamente na relação indivíduo-sociedade.
Entender o processo de alfabetização das crianças através da leitura e escrita, condição esta fundamental a integração na vida social, oferece oportunidades de compreensão e respeito do universo da relação que influencia na construção da existência da criança, e é neste momento que o desenvolvimento humano ocorre a partir do entendimento do significado do mundo. Segundo FREIRE (1982), a leitura da palavra precede a leitura do mundo, e nesse contexto revela-se que a criança em nenhum momento deve ser tratada como analfabeta, vazia de conhecimento da realidade que a cerca, contudo cabe aos educadores refletirem em que bases educativas seu desenvolvimento cognitivo pode ser realizado.
Então a alfabetização de crianças sempre assume relevante objeto de estudo, indagações, problematizações, no momento em que as dificuldades contidas no processo de formação de professores voltados a alfabetização, se expressam como obstáculos que merecem ser transpostos na medida que as dificuldades de contextualizar o ensino da alfabetização se propaga na sociedade.
Quando a alfabetização de crianças é pensada, torna-se impossível deixar de lado o mundo infantil, mundo este caracterizado pelo brincar, imaginar, sonhar, e nesta viagem a criança idealiza um mundo construído sob o olhar da inocência, visto que a realidade da vida cotidiana em muitos casos ainda não apreendia claramente por ela. Contudo a Préescola, em diversos, momentos, busca domar a criança, modelando-a de acordo com as normas e regras