Alfabetização e rimas
Objetivo: - Estimular a criança a perceber a relação entre fonema/grafema;
- Estimular o desenvolvimento da consciência fonológica;
- Possibilitar a comparação da escrita de palavras que rimam, observando as suas semelhanças e diferenças.
Conteúdos: -Reflexão sobre a escrita;
- Rimas
Estratégia: - Brincadeiras cantadas envolvendo rimas;
- Leitura do livro “ Não Confunda” de Eva Furnari;
- Elaboração de rimas utilizando os nomes dos alunos : Os alunos serão orientados à produzir e ilustrar rimas utilizando o texto do livro e os seus nomes, ex.: Não confunda, Miriã, com torta de maçã.
- Confecção de livro utilizando as rimas produzidas pelos alunos.
- Distribuição de um “exemplar” do livro produzido pela sala, para cada um dos alunos, para a realização da leitura e comparação da escrita.
Avaliação: Será constante, considerando o envolvimento e participação dos alunos na elaboração de rimas oralmente e o interesse na confecção das páginas do livro.
Reflexão:
Escolhi o método de palavração ( Método Natural de Heloísa Marinho) porque o utilizo com muita frequência em minhas turmas de alfabetização e consigo excelentes resultados.
Estimular a percepção dos sons iniciais e finais de palavras ditas oralmente, e utilizar técnicas e materiais que permitam descobrir semelhanças e diferenças entre sons, através da comparação, possibilita o envolvimento dos alunos nas aulas e os estimula a criar .
A palavração , utilizando-se palavras de contextos significativos, favorece o encorajamento dos alunos para produzir e pensar a escrita, pois baseiam-se em palavras familiarizadas para refletir sobre a forma de escrever novas palavras. Esse método propicia ao aluno muita liberdade e autonomia para se expressar. Por meio das semelhanças encontradas na sonoridade de palavras que rimam, é possível despertar a atenção e curiosidade dos alunos para a semelhança que ocorre também na escrita dessas palavras. Dessa