academica
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Atividade solicitada pela Professora Tutora EAD Ma. Rosemeire Lopes da Silva Farias, e pelo Professor e Tutor presencial Sérgio Belarmino dos Santos, Polo de Lucélia, para fins de avaliação da disciplina de Letramento e Alfabetização.
ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELAS ALUNAS:
Luciana Perazzolli – RA: 297291 lu-perazzolli@hotmail.com
LUCÉLIA/ 2012
1 INTRODUÇÃO (ETAPA 1)
Todos nós sabemos que a escola tem papel significativo dentro da sociedade, por fornecer base aos pequenos cidadãos em formação, bases intelectuais, sociais e afetivas.
Para o nosso grupo o estar alfabetizado é ser capaz de ler, escrever e em sentido mais amplo, estar letrado, sendo capaz de atribuir significado e sentido a leitura e a escrita. Ser capaz de interpretar distintos tipos textuais e habilidades para o relacionamento coletivo. É dominar os códigos escritos, mas também ter o pensamento alfabetizado, ou seja, conseguir desenvolver textos orais e escritos, sabendo interpretá-los, significa ser capaz de resolver questões do cotidiano. Estar alfabetizado é mais que o ler e escrever. Existem diferentes gêneros textuais, estar alfabetizado anda de mãos dadas ao estar letrado, ou seja, é necessário saber ler um jornal e entender a manchete/notícia, escrever uma carta, entender regras de determinados jogos, saber comunicar-se, buscar informações e ouvir.
Acreditamos que só ler e escrever são uma forma de se estar alfabetizado, embora com restrições. Estar alfabetizado vai além, ou seja, é necessário usar essa habilidade de leitura e escrita na vida prática, através de uma forma de por sentido ao que veem, leem e escrevem.
O estar alfabetizado deve conter a função de se saber ler e escrever, juntamente com o fator comunicação (letramento). Acreditamos que a leitura só faça sentido quando quem está lendo criança/adulto consiga compreender o que está sendo dito pra ela.
Viegas (2012) deixa claro