matematica
Com o advento e o avanço da tecnologia as organizações foram obrigadas a adequar-se as exigências da modernidade. A globalização que impulsionou a competitividade levou as organizações a darem mais atenção à qualidade dos produtos e serviços disponibilizados aos clientes, melhorando seu desempenho atingindo maiores lucros e obtendo resultados cada vez mais positivos. A globalização não é apenas uma impulsionadora, é também o resultado das ações que emergenciam a necessidade de um mercado global digital e responsável. Para Santos (2004, p. 24) os fatores que contribuem para explicar a arquitetura da “globalização atual são: a unicidade da técnica, a convergência dos momentos, a cognoscibilidade do planeta e a existência de um motor único na história, representado pela mais-valia globalizada”.
Numa sociedade que cada dia mais privilegia a informação, a necessidade de existir numa organização uma infra-estrutura voltada à tecnologia de informação e sistemas garante a recolha, o armazenamento e o processamento das informações imprescindíveis para o curso do processo.
(SIG), sistema de informações gerenciais.
É o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados.
Oferece informações sumarizadas, contemplando o comportamento dos negócios nos períodos passados através de totalizações e consolidando as operações realizadas. E tem como público-alvo os níveis gerenciais da empresa.
(SAD) Sistema de apoio à decisão.
É conceituado por Stair (1998) como “um grupo organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados, e dispositivos usados para dar apoio à tomada de decisões referentes a problemas específicos” e acrescenta que o foco de um SAD
“está na eficácia da tomada de decisões em face de problemas comerciais não estruturados ou semiestruturados".
Para Sprague (1991), o SAD caracteriza-se como “um