ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
A criança aos seis anos aprende melhor através de brincadeiras lúdicas, e ainda favorece a fase do desenvolvimento cognitivo, onde a criança passa a ter mais facilidade para lidar com a escrita, a leitura e a interpretação. A criança começa a estruturar os seus pensamentos, construindo identidade e autonomia; possuí grande vontade de aprender.
Ao ingressar na escola a criança aprendem de forma prazerosa através de jogos, danças, movimentos, e evitando a monotonia, o excesso de “atividades escolares” e a rigidez na disciplina.
Para receber os alunos de seis anos é necessário planejar conteúdos lúdicos, características da Educação Infantil e também é necessário ficar atento ao planejamento pedagógico.
A estrutura física para recebê-los deverá ser replanejada como: as salas de aula (cadeiras e carteiras menores), rampas de acesso, sanitários, bebedouros adaptados para a faixa etária, brinquedos, materiais, professores preparados (atender necessidades físicas e psicológicas), entre outros.
Com isso, os valores , saberes, autonomeia, afetos passam a chegar mais cedo à escola; e não se pode esquecer de garantir os direitos das crianças, sendo eles aprender e brincar.
É importante ressaltar a responsabilidade das escolas e de toda equipe escolar no cuidado que se deve ter com a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, para que não se transforme esse novo ano em uma nova primeira série. A escola deve oportunizar um ambiente seguro de forma a propiciar a ampla circulação dos alunos, de modo que inventem caminhos, subam e desçam, levem e tragam coisas. Criar cantinhos na sala de aula é importante e necessário.