trabalho
Profa. Celina – Geografia – 8ª. série
Quais os significados e os efeitos sociais da configuração espacial que é a cidade? As cidades são espaços relacionais por excelência, nas quais se produziu e se produz o fundamental dos elementos estruturadores do mundo moderno, incluindo o campo da cultura, em seu sentido mais amplo. Não são apenas espaços que promovem relações no seu interior, mas que conectam seus habitantes a redes sociais de outra escala geográfica, com outras cidades, com outras culturas, com o mundo.
Nas cidades, os seres humanos aglomeram-se e diminuem as distâncias entre si, mas, ao mesmo tempo, conectam-se e associam-se a espaços distantes. Elas são, portanto, a antítese do isolamento geográfico. Vamos estudar as características essenciais das cidades, em especial as das grandes cidades.
O que é uma cidade? É comum encontrarmos dificuldade para discursar a respeito. Sobre cidade, vive-se o mesmo impasse que o filósofo católico Santo Agostinho (354-430) mencionava quando o tema era o tempo. Dizia ele algo assim: "O tempo... se não me perguntam sei o que é, mas se me perguntam... já não sei mais".
Normalmente, esse tipo de situação ocorre quando estamos diante de fenômenos que, de tão presentes em nossas vidas, não são mais alvo de nossa atenção, porque evidentemente já o conhecemos. Isso ocorre com o tempo, com o espaço, com o rural, com o urbano e com a cidade, por exemplo. Mas o que sabemos? E por que isso é importante? Porque, apesar de imersos nessa configuração espacial que é a cidade, muito dos seus sentidos e de sua força em nossa vida escapa de nossas consciências. É provável que pensam palavras e expressões como: concentração, aglomeração, muita gente junta, lugar que tem muitas coisas, lugar que tem confusão etc. Na maioria delas, há um componente espacial: concentração, muita gente e objetos em direção a um centro, a um único ponto do espaço; aglomeração tem o mesmo sentido; muita