Simbologias cartográficas e geológicas
3.0 - SIMBOLOGIAS PARA MAPAS GEOLÓGICOS
Um mapa geológico mostra os tipos de rocha e as estruturas que ocorrem em uma região. Cada rocha ou grupo de rochas que se queira destacar (por exemplo, aquelas com mesma composição química) é representado por uma cor diferente. As estruturas são traçadas no mapa como linhas ou traços. Em geral, indicam processos geológicos como falhas, dobras, fraturas, etc. O mapa geológico também apresenta informações sobre a idade das rochas, através de sua legenda que, de cima para baixo, indica as rochas mais novas até as mais antigas da região mapeada.
Os símbolos deverão respeitar as devidas proporções de tamanho, espessura do traço e importância, sempre compatibilizando com a densidade de informações que possibilitem clareza e legibilidade satisfatórias.
Cores ou padrões
Cada cor indica uma unidade litológica ou grupo de rochas, que tem certa idade, internacionalmente aceito e facilmente reconhecível no campo ou na foto aérea. As parcelas indicam o tipo de rocha e as litologias e idades também são expressos com números e letras.
Linhas de contato e outros símbolos
Indicam a posição do plano de junção entre as diferentes unidades por linhas pretas de espessura variável e forma.
Colunas estratigráficas
Nas colunas estratigráficas formações litológicas no mapa são prestadas. São organizadas cronologicamente mais velhas de pé na base da coluna. As colunas têm a sua própria escala e um mapa marcado por números.