Projeto de intervenção: cartografia e ensino
CURSO LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDADE PEDAGÓGICA DE CONDE – BA
Autores:
Larissa, Josinei, Roseni, Georgina, Maria das Graças, Wellington Souza e Loiane
Projeto de Intervenção: Cartografia e Ensino
Conde-BA
Setembro de 2010
Autores:
Larissa, Josinei da Silva Santos
Projeto de Intervenção:
Cartografia e Ensino
Projeto de Intervenção apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências – Educação a Distância, como requisito de avaliação da
Disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica III, do Curso de Licenciatu- ra em Geografia.
Conde-BA
Setembro 2010
INTRODUÇÃO
O Ensino da Cartografia na Geografia
A Geografia é um vasto conjunto de saberes que existe há séculos. Alguns destes saberes são representados através de documentos cartográficos, onde são representadas diferenças físicas e humanas. Através das cartas podem ser estabelecidas estratégias de ação.
A partir do século XIX, o estudo e a confecção de mapas foram dissociados da Geografia, recebendo a denominação de Cartografia. Nesse período, pesquisadores de diversas áreas (Ciências Humanas e da Terra) começaram a desenvolver cartas temáticas especializadas como geológicas, botânicas, entre outras.
Para Oliveira (1988), “A participação da Geografia na Cartografia não se restringe somente à elaboração de mapas temáticos. A carta topográfica oriunda de uma cobertura regular de fotografias aéreas é a base inequívoca do binômio Geografia Cartografia”.
Os produtos cartográficos facilitam o ensino da Geografia, uma vez que devem ser empregados como forma de despertar a sensibilidade dos aprendizes, como também daqueles a quem o produto seja de interesse. Os mapas são considerados, portanto, como modelos para o